Image Map

23/05/2015

Maio: O mês das Noivas (Parte 2): Organizando o Casamento

Olá meninas! Tudo Bem com vocês?


Planejar o casamento, apesar de muito prazeroso, é de enlouquecer qualquer noiva, mesmo as mais calmas. Escolher a igreja, o salão, a comida, a decoração, conseguir o DJ ou a banda favorita... É tanta coisa que parece que não acaba nunca!

Mas calma amores, basta um pouquinho de organização e um noivo bem paciente para que o grande dia saia exatamente do jeito que você sempre sonhou.

Para ajudar nessa missão quase impossível nesse post irei dizer quais são os serviços básicos que o casal deve contratar para o evento e com quanto tempo de antecedência eles devem ser consultados, baseado em um planejamento de um ano. Confiram:

Organizando o Casamento

1 ano antes

- Previsão de orçamento

Vocês devem sentar e decidir o quanto querem e podem gastar com a festa. Só depois que deverão escolher as demais coisas.

- Definir a data


Sente-se com seu amado e se preferir com a família, e decida a data do grande dia.

- Reserva da igreja e local da recepção

Lembrando que as igrejas mais concorridas podem ter filas de espera de mais de dois anos

10 meses antes.

- Definir a pré-lista de convidados

É hora de sentar e escolher quem serão os convidados, e quantos serão.

- Pensar nos possíveis padrinhos e madrinhas

Agora é a hora de escolher os seus padrinhos, quem e quantos serão.

8 meses antes

- Definir a decoração


Hora de procurar uma empresa de decorações para poder acertar os detalhes de como será a sua festa.

- Definir cardápio e tipo de serviço (buffet, à francesa, brunch, etc.)


Antes de contatar os buffets, defina exatamente o que você precisa. Isso é indispensável para evitar gastos excessivos com opções que, por mais que sejam encantadoras e diferentes, podem não ser necessárias na sua festa. Evite empresas desconhecidas ou que não possuam boas referências. E  nunca deixe de lado a degustação do menu do buffet. É importante conhecer a qualidade e o sabor dos pratos oferecidos, além de também poder observar como os funcionários da empresa trabalham. 

6 meses antes

- Comprar o vestido

Para começar, uma noiva deve pensar qual o ambiente que quer criar no seu dia de casamento, pois encontrará diferentes estilos de vestidos. Poderá identificar-se mais com o estilo contemporâneo do que clássico. É vital trabalhar com um profissional que se dedique inteiramente aos vestidos de noivas. Quando todos os elementos estiverem acertados, sentir-se-á uma princesa no vestido dos seus sonhos.


- Escolher destino da lua de mel e pesquisar pacotes de viagem

 A escolha do destino para o tão esperado “enfim sós” deve ser muito bem calculada. Por não se tratar de uma viagem de férias qualquer, na minha opinião, vale levar em consideração algumas ressalvas. Antes de mais nada, é preciso ter em mente a seguinte pergunta: que tipo de viagem quero fazer da minha lua-de-mel? Muitas vezes, é a chance do casal fazer a primeira grande viagem internacional. Ou um quer conhecer uma capital europeia, enquanto o outro quer apenas curtir uma praia. Então converse entre vocês dois e decidam o melhor lugar.



- Contratar serviço de fotografia e filmagem

Quando for escolher seu profissional de foto e filmagem não se deixe impressionar somente pela quantidade ou qualidade dos equipamentos. Experiência é tudo nesse ramo. Peça para ver o trabalho de outros casamentos, consulte outras noivas, coloque tudo em contrato. Lembre-se que só haverá uma chance para registrar, da melhor forma possível e para sempre, os melhores momentos do seu Grande Dia.

5 meses antes

- Escolher alianças

Uma tarefa que parece tão simples, mas na hora de executá-la não é! A escolha das alianças. O mercado hoje oferece uma quantidade enorme de opções de design, espessura e material.
Cabe ao casal olhar para um par e se identificar com ele. 

4 meses antes

- Contratar atrações musicais

A escolha musical do evento está entre os fatores que mais influenciam a experiência dos participantes, ajudando a criar o clima, estabelecer o tom e modificar o humor dos convidados. Por tanto o casal deve decidir junto as melhores atrações de acordo com o perfil da festa.

3 meses antes

- Os noivos que vão fazer a cerimônia civil junto com a religiosa devem dar entrada na papelada do cartório, já que alguns documentos específicos são mais demorados de conseguir. Além disso, é necessário encontrar um juiz de paz que aceite fazer o casamento fora do cartório que não são muitos.

- Comprar o traje do noivo

Não dá para menosprezar a escolha da roupa do seu amado só porque você está doida com a quantidade incrível de modelos de vestidos que andam por aí. Lembre-se: tão complicado quanto escolher do vestido da noiva é optar por um traje para o noivo.


- Entregar os convites dos padrinhos, o que deve ser feito pessoalmente

- Começar a organização do chá de panela, cozinha ou lingerie

Sem dúvida o chá de cozinha é uma espécie de “esquenta” para a festa de casamento. Ele é o evento perfeito (assim como o chá de lingerie) para as convidadas se conhecerem, quebrando todo aquele gelo, além é claro de ajudar os noivos a equipar a casa, ou no caso do chá de lingerie, o guarda roupa da noiva. E o melhor não precisa de muito dinheiro envolvido.

- Definir e colocar a lista de presentes no ar

Antes de tudo, é preciso pensar na condição financeira dos convidados para adequar a seleção ao padrão de vida de cada um deles. Visitem várias lojas que ofereçam o serviço e verifiquem se os convidados podem comprar os presentes tanto pessoalmente, quanto pela internet.

2 meses antes

- Enviar convites


- Fazer ensaio fotográfico

1 mês antes

- Fazer tratamentos de beleza como corte de cabelo, tintura e estética facial


- Escolher acessórios que noivos vão usar, como brinco, colar, véu, grinalda, etc.

- Fazer prova de cabelo e maquiagem

Duas semanas antes

- Contratar serviço de RSVP

- Organizar compras e mudança para casa nova

Uma semana antes

- Contratar serviço de relaxamento para os noivos

- Arrumar as malas para a lua de mel


- Imprimir e organizar todos os documentos e comprovantes para a viagem

- Catalogar todos os fornecedores que foram contratados e entregar à cerimonialista

Três dias antes

- Contatar os fornecedores para assegurar que os serviços estão em ordem e confirmar se todos sabem o local e horário corretos do evento

Dois dias antes

- Prova final do vestido


Essa prova é a mais importante, pois é nela que vão acertar os útimos detalhes do vestido.

Um dia antes

- Relaxar, comer alimentos leves, tentar não pensar no casamento e dormir cedo
No grande dia

- Dia de noiva e dia de noivo; relaxar e deixar tudo por conta da cerimonialista.

 

Agora é só aprovientar o seu gande dia. E guardar pra sempre as suas memórias desse lindo dia.




Bom meninas espero que com essas dicas eu posso ajudar as futuras noivas com a organização dos casamentos. 




Beijos!

Um comentário:

  1. Poderia dizer quem é esta modelo da maquiagem ?
    No tópico fazer teste do cabelo e maquiagem.

    ResponderExcluir